Os sinais de que o funcionário merece há tempos uma promoção

Um líder que não é proativo em manter as pessoas nos cargos e com os salários adequados vai criar muitos problemas. Depois de algum tempo, o funcionário que se sente injustiçado vai perder a motivação, contaminar o ambiente, tornar-se resignado ou, simplesmente, sair da empresa.

A causa disso é que o gerente não está percebendo os sinais de que o funcionário merece uma promoção, e, em alguns casos, há muito tempo.

A solução começa com o gestor saber definir apropriadamente a estratégia da companhia e, em seguida, refletir e determinar quais comportamentos precisa de seus funcionários para que ela seja bem-sucedida.

É a partir dessa visão que o administrador deve estabelecer, ainda que provisoriamente, a estrutura necessária de cargos e salários para sua empresa.

É essa estrutura que deve ser utilizada como régua, ou seja, como principal elemento para medir quando um profissional deve ser promovido e para qual cargo.

Portanto, um líder proativo visita sua estratégia regularmente e observa cada funcionário e suas entregas. Desse modo, consegue avaliar individualmente e no tempo certo quem está merecendo uma promoção e quem ainda precisa de mais tempo para amadurecer no cargo ou preparar-se para o próximo nível.

Quando um profissional perde, depois de algum tempo, paulatina ou abruptamente, a motivação, começa a cometer erros tolos, ou mesmo a procrastinar seu trabalho. É o momento de o gerente avaliar sua responsabilidade nessa situação: pode ser que o líder perdeu o momento da promoção e acabou abalando o profissional.

Nem tudo está perdido, mas é preferível não deixar isso acontecer. Afinal, tão ruim quanto ter um mau profissional dentro da empresa, é ter fomentado, inadvertidamente, a transformação de um bom profissional em um medíocre.

Não deixe isso acontecer com seus colaboradores. Valorize-os!

Vamos em frente!

Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching.

FONTE:

Os sinais de que o funcionário merece há tempos uma promoção

Share
Pages:
Edit